terça-feira, 6 de julho de 2010

Vídeo Girl Ai



Ohayou gozaimasu!

Hoje venho comentar a respeito de um anime que me fez ficar "apaixonada" pela história, digamos assim. Vídeo Girl Ai. Um shoujo (romances, no japonês) criado por Masakazu Katsura em 1991, também criador de DNA². Tudo começou quando Katsura começou a desenhar para uma revista japonesa, contando a história de uma Vídeo Girl: Haruno. A história foi curta, mas fez tanto sucesso, que o público pedia mais, e em seguida ele criou uma versão mais longa, a atual Vídeo Girl Ai, que obviamente, fez também um mega sucesso. Em 1992, foram feitos 6 OVA's (sigla para Original Video Animation) para a TV, resumindo os primeiros capítulos de toda a história. Poderíamos dizer que foi a primeira fase de Vídeo Girl feita para a TV, infelizmente sem a continuação que tem o mangá. Mas chega de papo furado e vamos à história! ^^'

Youta Moteuchi é um adolescente de 16 anos que morre de amores pela colega de classe Moemi, mas logo ele descobre que a menina está apaixonada por Takashi, nada menos que seu melhor amigo, e o rapaz mais popular e desejado pelas meninas da escola. Devido à sua timidez, está sempre lendo manuais para homens para saber como se vestir e se comportar quando estiver a sós com uma garota. Em outras palavras, Youta é um banana. Por ser impopular com as garotas, todos fazem um trocadilho

com seu nome, o apelidando de Youda Motenai* (*que significa "não popular"). Quando Youta descobre de quem a garota realmente gosta e que ela quer desistir dele porque é complicado competir por ele com todas as garotas da escola, Youta dá a maior força para que ela não desista, e acaba não contando que gosta dela. Só que em meio a isso, Takashi chega e quando a menina se declara, logo é rejeitada, que se retira com lágrimas nos olhos.
Youta, sofrendo pela tristeza da amada, é pego

chorando pelo ocorrido, quando a Gokuraku (Paraíso, traduzindo do japonês) surge: a estranha locadora que somente pessoas de coração puro podem vê-la. Lá ele aluga o vídeo "Vou Te Confortar", com Ai Amano. Chegando em casa, reproduz a fita em seu vídeo quebrado, e acaba não notando que a Vídeo Girl está falando com ele de dentro da TV, quando ele acaba por desejá-la e ela sai da TV como se fosse por mágica. Ao se ver fora do vídeo, ela tenta fazer o melhor para animá-lo, mas devido ao vídeo defeituoso, ela perde suas melhores habilidades, e o proibido acontece: a vídeo girl começa a ter sentimentos como os seres humanos.


O tempo passa e Youta se torna o confidente de Moemi em sua conquista por Takashi, até que chega a um ponto desesperador de não aguentar mais a situação, quando finalmente a garota consegue conquistar o coração de Takashi, mesmo com a insistência de Youta e suas mentiras, dizendo que não gostava mais dela, tudo para ver sua querida Moemi feliz. Ai-chan (como é chamada) vendo todo o sofrimento de Youta, acaba se apaixonando por ele. Vendo que tudo está perdido com Moemi, Youta segue sua vida, quando percebe que

também gosta de Ai-chan, justo quando a menina desaparece por demonstrar sentimentos, e logo ele percebe que não consegue viver sem ela, sendo levado também ao mundo do vídeo para salvá-la e trazê-la de volta, onde Ai-chan foi "aprisionada". Nesse tempo, Youta reencontra uma amiga, Nobuko, que o rodeia e tenta

conquistá-lo, e acaba por conseguir namorar o rapaz, mas depois de muitos desencontros e acontecimentos, acabam terminando o relacionamento. Com o término, Youta reencontra sua amiga de infância, Natsumi, a menina de "mãos quentes" que sempre segurava sua mão no fim do escorregador quando descia por ele no jardim de infância.



Depois que o "Vovô" da locadora Paraíso é ameaçado de morte pelo criador de Ai-chan, porque permitiu que ela voltasse ao mundo dos humanos, ele desaparece da locadora com Ai-chan, mas a perseguição não pára. O criador até mesmo envia uma outra vídeo girl para matar Ai-chan, a vídeo girl Mai, que é derrotada por Youta e Ai com a ajuda de Natsumi, que deu uma boa surra nela. Com excessão de Youta, Natsumi é a única que sabe que Ai-chan é uma vídeo girl.
Ai teve sua memória apagada e passou a viver normalmente como uma humana, indo à escola, tendo amigos, até que reencontra Youta e com o tempo lembra quem ela realmente é e acaba morando novamente com o garoto. Moemi não está muito bem no namoro, e quando passa por maus bocados, é salva por Youta, que por fim acaba declarando seus sentimentos por ela. Finalmente, depois de muitos acontecimentos e para a alegria de Youta, os dois ficam juntos.


Takashi acabou assumindo a culpa pelo que houve com Moemi, mesmo não fazendo nada e terminou o namoro com a menina e perdeu a amizade de Youta no mesmo dia, que realmente acreditou na mentira do amigo ao assumir a responsabilidade pelo ocorrido. Foi prestar contas com um dos caras da banda que armou tudo e durante o incidente conheceu Koji Shimizu, um dançarino, hoje amigo de Takashi, que é justamente a pessoa por quem Natsumi procura. Shimizu era seu namorado que saiu do interior para seguir seu sonho na carreira de dançarino e depois voltaria para buscá-la para ficarem juntos, já que Natsumi ficou órfã dos pais. Natsumi então foi atrás de Shimizu, até que reencontrou seu amigo de infância.
Youta se inscreve num concurso de desenho e pede ajuda à Ai-chan, e os dois acabam matando aula juntos para fazer com que o livro de desenhos do concurso fique pronto a tempo, mas Moemi começa a sentir ciúme do tempo que os dois passam juntos, e quando acha que tudo está acabado, lá está Youta, no último dia do prazo de entrega, embaixo de sua janela numa noite fria, a esperando para lhe mostrar seu projeto pronto a tempo. Youta não consegue ganhar o 1º lugar, mas por seu pai ser uma pessoa conhecida

naquele meio, o garoto consegue um emprego numa editora, pois gostaram do trabalho dele. Com o namoro firme de Youta e Moemi, Ai-chan resolve sair de casa para não sofrer mais e resolve morar na barraca de Natsumi com ela, até descobrir que a menina caiu doente e está internada no hospital. Sabendo de seu estado de saúde, que não é nada bom, está disposta a correr atrás do amado de Natsumi, para ver se ela melhora, mas mesmo descobrindo seu paradeiro, não consegue convencê-lo a visitar sua ex-namorada no hospital. O problema é que Koji Shimizu foi "comprado" pela filha do dono da danceteria para a qual trabalha, e namora a mulher esnobe para se manter na carreira, até que consiga sua grande chance para então voltar para Natsumi. Por fim, acaba desistindo quando descobre que Natsumi está à beira da morte e corre para o hospital. Depois de tudo, Ai-chan fica com as coisas de Natsumi, mas é convidada por Takashi para morar com ele em seu novo apartamento, mas se recusa e acaba morando com o rapaz quando cai doente. Ai-chan é a única que sabe que Takashi é inocente na história em que Moemi foi atacada.
Todos estão tristes. Youta também não conseguiu mais aprovações em seus futuros trabalhos, até que Ai-chan reaparece visitando Youta. A garota fica por poucas horas e resolve ir embora, mas Youta insiste em acompanhá-la para descobrir onde está morando, quando na estação encontra com Moemi, que recebeu de seu pai a notícia de que terá que migrar para outro país a trabalho e levará a família junto. Não aceitando o fato, corre ao encontro de Youta desesperada. Decidida a contar, decide também entregar-se completamente ao amado, que a rejeita e decide terminar o namoro. Depois de comemorar o aniversário de Ai-chan e passarem por muitas coisas, chega então o momento final: Youta terá coragem de arriscar a vida por Ai-chan?


É como uma "batalha final" pelo amor que os une. O tempo de Ai está acabando e logo ela desaparecerá. Se Youta a quiser novamente, terá que reproduzir novamente a fita, ou seja, Ai-chan já não será mais a mesma pessoa. Sua fita alugada lá no começo da história é a sua "vida", seu tempo de vida, que deveria ser de 1 mês apenas. Mas depois de derrotar a vídeo girl Mai com a força do amor, o criador de Ai decidiu estender o tempo da fita para 1 ano, pois se interessou em estudar os sentimentos dos humanos, mas a condição para que Ai permanecesse ao lado de Youta seria a de jamais lhe revelar seus sentimentos. Logo quando Ai voltou do mundo do vídeo para o lado de Youta, o título do vídeo mudou de "Vou te confortar" para "Estou torcendo por você", onde Ai teria que cumprir seu objetivo, de fazer Youta e Moemi ficarem juntos. Mas não foi suficiente para os dois, pois o amor gritou mais alto em seus corações. Mesmo quando namorava Nobuko e Moemi, Youta não conseguia viver sem ter Ai-chan ao seu lado. Quando terminou o namoro com Moemi, decidiu correr para os braços de Ai, pois ouviu a conversa dela com seu criador, o "homem do casaco", de que ela se tornaria humana se ela fosse capaz de fazê-lo se apaixonar por ela, sem que demonstrasse seus sentimentos.

Bom, a luta foi dura, mas mesmo contando o decorrer da história, não quero estragar o final para quem não conhece Vídeo Girl Ai. Mas deixo claro: não é um shoujo qualquer. É realmente uma história emocionante. Pessoas duronas que conheço até choraram só vendo os OVA's, fico imaginando se lessem todos os mangás então! O OVA é quase que 1/5 da história toda. Recomendo. Vocês irão se emocionar mesmo!

Sayonara tomodachi!

3 comentários:

  1. Tava começando a achar que era a unica que gostava desse mangá rsrsr xD mas sim,VGAI Aé sem duvida,um dos mangá mais emocionantes que já lir,ficando a frente desses shoujos bobinhos que conhecermos.É aquele manga que toca tua alma e te faz refetir sobre o amor,porque grande parte do tempo é isso que o youta faz,refletir sobre o amor e as escolhas que fazermos,sem falar que marcou muito minha infância tambem,e guardo ate hoje cm carinho na minha estante ^^ E mais uma vez,Obrigada pela matéria maravilhosaaaa,acho hj ja posso dormir feliz,hehe *------*

    ResponderExcluir
  2. Li há mais de 10 anos este mangá (só os volumes 1 e 8) eme amarrei! Assisti também aos ovas, pena que não fizeram até o fim! Muito Show!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite...

    Eu li o mangá (não completamente) há 17 anos, foi algo que me impressionou bastante, falando sobre o amor. Depois, agora em 2020, vi o anime (OVA) e despertou os meus sentimentos de forma bastante violenta... Eu nunca senti isso em toda a minha vida, e olha que eu me identifiquei com o Youta Moutechi!

    ResponderExcluir